domingo, 16 de setembro de 2012

The Climb #3

Eu nunca tinha viajado de avião.

Eu tenho um medo de altura razoável, mas que foi superado graças a 3 anos de estudo na Fiocruz, o que me fazia ter que atravessar aquela "passarela" (em péssimo estado e que balançava como um pula-pula) todos os dias.

A despedida no aeroporto foi aquela coisa: toda a família buscapé reunida, mamãe se desfazendo de tanto chorar e eu me sentindo culpado. Culpado? Por quê? Simples: eu não estava triste. Eu amo meu país, amo minha cidade e minha família, mas aquilo, para mim, naquele momento, não significava muito. Eu estava, finalmente, realizando um dos meus maiores sonhos: não apenas viajar na Europa, mas MORAR lá.

Em um país que eu sempre tive simpatia. Eu não estava meramente indo estudar, eu estava indo estudar na MELHOR universidade holandesa, top 50 do mundo, top 10 na Europa. Era o meu sonho de, finalmente, ter a oportunidade de estudar em uma instituição de ponta. Era o meu sonho de conhecer onde a cultura ocidental que hoje impera (?) começou, conhecer o berço dos artistas e pensadores que você ouviu falar a vida inteira.

Eu estava excitado. E assim que o avião acelerou rumo à Amsterdam e eu fui vendo meu Rio ficando cada vez menor, fui vendo os quarteirões e cidades tornando-se apenas pequenas luzes. Até que em um momento, não via mais nada. Apenas a noite do Oceano Atlântico que, ainda sim, era maravilhosa, com a Lua lá, enorme, olhando pra mim.

Mais lindo ainda foi ver as nuvens de cima e depois testemunhar o magnífico encontro das terras francesas com o mar. Observar os mosaicos que as fazendas fazem, o pasto e, finalmente, as terras molhadas. Os lagos, os diques, os canais.

Schiphol. Amsterdam.

Dames en heren, willen we melden dat onze aankomst in de luchthaven Schiphol zal plaatsvinden in 5 minuten. Maak uw riemen en danken u voor uw voorkeur voor KLM.

Ladies and Gentleman, we would like to announce that our arrival in the Schiphol airport will occur in 5 minutes. Fasten your belts and thank you for your preference for KLM.

2 comentários:

FOXX disse...

eita q deve ter demorado bem mais q esse texto... hehehe...

S.A.M disse...

Queremos os bafos daí pra gente viu? haha

Beijao