segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Minha bíblia, minha lei.

Então, estava lendo os blogs que eu costumo ler como sempre e me deparei com esse post interessantíssimo do Papai Gay, que ele mesmo traduziu, uma vez que estava em inglês.

Eu super respeito os católicos, evangélicos e etc. Mas no momento que eles utilizam um texto que dizem ser escrito pela entidade mais misericordiosa e amável que existe, é bom que você tenha argumentos palpáveis.
Homossexualidade é uma abominação? Comer camarão também.



Quero só ver que será o primeiro que dirá que essas passagens são alegorias. Aí eu vou querer uma argumentação bem consistente de porque algumas coisas na bíblia são alegorias e outras, não.

No mais, aí vai o texto:

"1. Leviticus 25:44 diz que eu posso ter escravos, ambos homens e mulheres desde que sejam comprados de nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isso se aplica aos Mexicanos (no Brasil algo como os Argentinos) e não os Canadenses (Uruguaios, digamos). Você poderia esclarecer isso? Por que não posso ser dono de Uruguaios?

2. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, conforme está sancionado em Exodus 21:7. Hoje em dia, qual seria o preço justo por ela?

3.  Sei que sou proibido de qualquer contato com uma mulher durante seu período menstrual de impureza. -Lev.15: 19-24. O problema é como eu descubro? Eu tentei perguntar, mas a maioria fica ofendida.

4. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, sei que cria um odor agradável a Deus - Lev.1:9. O problema é, os vizinhos. Para eles o odor não é nada agradável. Eu devo atacá-los?

5.Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar no Sabbath. Exodus 35:2. diz claramente que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo, ou posso pedir à polícia para fazê-lo?

6.Um amigo meu acha que mesmo sabendo que comer crustáceos é uma abominação- Lev. 11:10, é uma abominação menor do que homossexualidade. Eu não concordo. Você pode resolver isso? Existem graus de abominação?

7. Lev. 21:20 diz que não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na vista. Eu tenho que admitir que uso óculos para ler. A minha vista tem que ser perfeita ou tem alguma tolerância aqui?

8. A maioria dos meus amigos homens aparam os cabelos, incluindo os cabelos das têmporas e a beirada das barbas, embora seja expressamente proibido em Lev. 19:27. Como eles devem morrer?

9. Eu sei que por Lev. 11:6-8 que tocar a pele de porco morto me torna imundo, mas eu ainda posso jogar futebol se eu usar luvas?

10.  Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Lev. 19:19 plantando 2 colheitas diferentes num mesmo terreno, e também sua esposa por usar roupas feitas de diferentes materiais (algodão/polyester). Ele também tende a xingar e falar blasfêmias. É realmente necessário que eu me dê ao trabalho de juntar a cidade inteira para apedrejá-los? Lev.24:10-16. Não podemos simplesmente queimá-los até a morte numa festa familiar, como fazemos com pessoas que dormem com seus "in-laws" (parentes por matrimônio)? (Lev. 20:14)

Sei que você estudou extensivamente esses assuntos, portanto possui considerável sabedoria nesses tópicos, tenho certeza que pode me ajuar. Obrigado novamente por me lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável."

6 comentários:

Júlio César Vanelis disse...

Olá Gui...

Desculpe não ter postado antes, mas é que eu preferi esperar um assunto mais polêmicos, a fim de faze-lo a altura... rsrsrs

Vc me conhece e sabe a minha opinião sobre assuntos religiosos... No entanto, contra a bíblia, eu não tenho nada contra... É só um livro como outro qualquer. O fato é que se vc pegar uma bíblia e enfiar uma faca, vai jorrar muito sangue, lágrimas e P(...). Eu confesso que eu não tenho o hábito de ler a bíblia, mas no pouco que eu tive a oportunidade de ler eu percebi que este ´um dos livros mais violentos, promíscuos, incestuosos, e preconceituosos da história... Quanto a isso, eu já disse, não tenho nada contra, qualquer literatura é válida e acrescenta conhecimento... O que eu acho ridículo é usarem esse livro como parametro social, enquanto o objetivo de toda sociedade seria diminuir as diferenças de cada cidadão a fim de gerar o bem estar geral da população... E o pior dessa história toda é que isso já está sendo tão utilizado na nossa cultura que já virou parte dela.
Seria muita deslealdade da minha parte fazer propaganda antireligiosa (ou mais especificamente, anti-cristã)aqui... Mas é fato que a principal fonte de preconceito de qualquer tipo atualmente as religiões (chamo atenção para as cristãs pq são as que predominam aqui no Brasil). Por isso e´que, antes de ser homossexual, eu sou ateu, e estou desvinculado de qualquer religião. Se vc acha que isso é radical demais, eu acho que não, qualuqer um com o mínimo de amor próprio pensaria o mesmo.

Gui disse...

Uau! Nossa, cara, eu assino em baixo de tudo o que você comentou aí.

Eu não faço qualquer apologia antirreligiosa diretamente, mas faço contra qualquer tipo de preconceito e se é a religião que move esse preconceito, então eu sou, sim, antirreligioso.

Nem mais uma vírgula no seu texto. Está perfeito.

Unknown disse...

Gui,

Sempre tem um sujeito que vem com esse papo de alegoria... e sempre tem outro que vem com esse papo de ao-pé-da-letra... E, no fim das contas, como em tudo na vida, pra bom entendedor, pingo é letra!
Textos, a gente usa pro que quer justificar. Eles são mágicos, a plástica deles permite isso. E a mágica não é milagre divino, é linguística mesmo, cérebro e significantes, essas coisas.

Me pergunto, apenas, onde está a ética? Qdo a gnt escreve um texto - vc agora, neste ramo da autoria, deve passar por isso - a gente tá aberto à mente (nem sempre aberta) do outro. É a porra da polifonia, nome quase erótico.

Mas creio em um limite ético entre interpretar e usar para disseminar e covardemente justificar preconceitos. É nisto que está o valor de seus comentários e textos.

É a bíblia, mas pode ser até um artigo científico."Ó Deus" (rs), onde está a ética dos leitores? Daqui a pouco vão usar Seu Nome pra publicar mais rápido nos periódicos, rs...

PS.: É esquizofrenia da minha parte ou vc comentou seu post aí em cima, rs????

Gui disse...

Então, Elaine, você levantou um ponto muito legal que eu não tinha parado pra pensar.

Mas a incoerência maior está em usar um livro que foi feito pra propagar o amor ao próximo, na diminuição e subjulgação de determinadas pessoas baseadas em pensamentos completamente arcaicos.

Ou eu tô viajando e a bíblia foi feita pra botar pra fuder mesmo?

PabloRod disse...

Na verdade a pregação ao amor ao próximo está mesmo no novo testamento, o resto é lei para povos antigos e rebeldes.

Aliás, o velho testamento pertence ao povo judeu(Torá) e o Alcorão dos árabes não é muito diferente.

"Tanto na Torá como no Alcorão existe a regra “olho por olho, dente por dente”, mas no NT Jesus mudou esse princípio vingativo e retaliador, dando um outro mandamento baseado no amor (Mt. 5:38 a 42)."
http://www.iabr.kit.net/page_29.htm

PabloRod disse...

NT= novo testamento
VT= velho testamento