sábado, 11 de dezembro de 2010

Concurso de Piroca

Eu 'saí' da faculdade mas ela não saiu de mim. E como a melhor forma de tirar algo da cabeça é falando sobre, cá estou eu.

Outro dia estava conversando com um amigo e ele estava reclamando horrores da falta de tempo pra sair e eu embarquei, ainda mais na minha vibe queroqueminhafaculdadepeguefogo, numa total #uerjfeelings. Aí, inconscientemente, entramos naquela disputa de qual cruz é maior. Qual é a faculdade mais difícil de se levar, afinal?

Antes de começar a discussão, é preciso definir faculdade difícil de faculdade pesada. A dificuldade de uma faculdade também está relacionada com o fato de ela ser pesada ou não, mas, em geral, está mais vinculada às dificuldades das matérias em si. Embora, sozinha, não seja um bom parâmetro, a quantidade de alunos reprovados também diz muito da dificuldade de uma disciplina - com as exceções dos professores mal-comidos e pau-no-cu que existem em todas as faculdades, embora as de exatas sejam privilegiadas por motivos óbvios. Resumindo, uma faculdade é difícil quando tem muitas disciplinas difíceis de se obter aprovação, e é pesada quando tem uma grande quantidade de disicplinas.

Ele faz Ciências Sociais. Preciso falar mais alguma coisa? Uma pessoa que puxa o período normal de faculdade, faz 300 horas por período, tem dias livres na semana. Tem que ler muita coisa? Tem. Mas ir pra aula, precisa? Não. 

Eu faço Farmácia, meu semestre tem no mínimo 500 horas. Dias livres? Não conhecemos. De livre eu tenho em geral aquele horário de almoço antes de 4 - às vezes 6 horas - seguidas de aula. Preciso salientar ainda que só puxo meu período normal, o que tá na grade mesmo. Adiantar matéria? Impossível.

Isso porque eu ainda nem entrei no mérito de resto x humanas. Com algumas exceções, é fato que os cursos de humanas são mais tranquilos que os de exatas e da área da saúde. Em geral, os cursos de exatas não são muito pesados, mas são muito difíceis, enquanto os cursos da área da saúde são extremamente pesados (existem exceções, óbvio), mas não são muito difíceis. Medicina, porém, é em disparado o curso mais pesado que existe, embora não seja difícil, propriamente falando.

Farmácia é a exceção da área da saúde por um motivo simples: faço matérias em TODAS as outras faculdades, ou melhor, institutos. Tive aula de disciplinas vinculadas à área de humanas, exatas e biológicas, obviamente. A diferença é que, ao contrário de um curso de engenharia, que é extremamente difícil, eu tenho menos tempo pra estudar. Sem contar as atividades extracurriculares, como iniciação científica e estágio.

Continuando a discussão eu parei pra pensar um pouco melhor e me perguntei "Qual o propósito disso?". Qual a serventia de ficar discutindo qual é a faculdade mais difícil? Simples: ninguém gosta de ficar por baixo. Ninguém gosta de se ver em desvantagem quando alguém que, teoricamente tem uma carga de trabalho maior que a sua, consegue aproveitar o tempo melhor que você. É aí que sempre começa a discussão do 'ah, mas você faz Medicina, né? Só decorar' ou 'ok, você faz cálculo XXV, mas tem 2 dias vagos por semana...', entre outras.

É como se você fosse o incompetente da estória. Além disso, a desculpa do 'tempo', da 'dificuldade', cai como uma luva pra justificar os fracassos que, muitas vezes, nada tem a ver com a faculdade em si. É uma forma simples de se retirar a culpa e a responsabilidade que temos nas nossas derrotas também.

No final, tudo bobagem. Ficar discutindo qual é o curso mais difícil? Não há relevância alguma. Só torna a discussão chata. É como ficar medindo quem tem a maior piroca. A diferença é que as pessoas discutem quem é fudido pela maior.

PS: Aposto que o título fez vocês pensarem que o assunto do tópico era outro, hahaha.

21 comentários:

DMalk disse...

hahaha

enganou mesmo o titulo do topico...

uia 2 farmaceuticos na blogsfera já ta virando tendência...

felizmente (ou não) ainda não faço nenhum curso superior, mais concordo tudo e relevante, apesar de achar que 2 dias de folga e pouco pra fazer Calculo III entrar na cabeça.

Rodrigo disse...

que susto esse título, heim?
hahahaha

Ro Fers disse...

Realmente o título é impactante...
mas conforme tu falou, em toda discussão ngm quer ficar por baixo, portanto nessa discussão de facu, argumentos não faltaram...

Júlio César Vanelis disse...

Bem, você tem toda razão cara. Essas questões estão fora de discussão na minha opinião, uma vez que o currículo de cada Universidade para um mesmo curso muda bastante. Não dá para dizer que Farmácia é o curso mais difíciu que existe, pois existem algumas Universidades particulares que fazem questão de enxugar o currículo ao máximo. O que poderíamos falar é que Farmácia, na UFF, é mais pesado do que, sei lá, Odontologia, afinal de contas, o nosso currículo utrapassa em 1200 horas do minimo exigido pelo MEC. Mas enfim, o fato de ser mais pesado não quer dizer que é melhor, e aí entra o lado pessoal (como você bem disse).

Um beijo Gui... Até o próximo post!

Luciana Nepomuceno disse...

Eu só posso dizer duas coisas: que bom que já vai longe o tempo que essa preocupação acabou pra mim (egoísmo modeon)e que pena que o título do post não era fato (já ia me candidatar a juíza, claro)

SG disse...

Tenho que concordar que há, sim, diferenças entre os cursos, quanto à densidade e à dificuldade. Mas, como você bem disse, isso é algo inútil de se constatar e discutir. Meu pai um dia desses estava comentando isso, dizendo que o curso dele, Engenharia Química, era mil vezes mais complicado do que Educação Física, o curso da minha mãe. No entanto, ambos constataram que o mundo precisa tanto de engenheiros, quanto de professores de ginástica...

Rafa disse...

Poxa e eu achei, pelo título, que ia ser um post com fotos! rs

Mais respeito com as ciências sociais, viu?!

Bj

Anônimo disse...

O título me enganou sim!
Sobre Farmácia... eu tenho uma dó do povo de Farmácia. Curso super difícil porque tem carga horária tensa e puxa muitas matérias exatas - que o povo das biológicas costuma não apreciar muito.

..::voy::.. disse...

gente, eu discuto isso com meus amigos desde q entrei na facu.
enfermagem eh um curso facil, mas tem 4523462 materias e mais 56253716w3541436356143623 horas de estagio pra fazer! ou seja, nao sobra tempo pra mta coisa, nem pra respirar direito. ta q nem precisa estudar, mas num tempo tempo msm, entao whatever...

bjs do voy

Antonio de Castro disse...

ninguém da área de humanas pode discutir com alguém da área de exatas sobre dificuldade. que me desculpem os da área de humanas. basta olhar o cr médio de um curso de filosofia e de um de engenharia.

e eu não entendi esse conceito seu de difícil e pesado. vc praticamente fez parecer que farmácia é o único q é mais difícil e mais pesado. pq vc faz matéria de todas as faculdades. eu só aceito essa sua posição se vc ficar um semestre em engenharia química. aí vc me diz o que é difícil, o q é pesado e se isso tem alguma importância.

ps: impossível encontrar vc naquele lugar!

FOXX disse...

parei de ler no "cursos de humanas são mais tranquilos q exatas", vai fazer então... faz q eu qro ver.

DPNN disse...

Eu sou um cara que fez carreira na área de Humanas, mas tenho cabeça de alguém das Exatas, e de modo geral me dou melhor com o pessoal desta área (até porque ninguém merece aguentar 10 minutos de papo com um vermelhinho que parou em 1968.). Dei aula na faculdade de Engenharia e adorava os alunos de lá.

Sempre estudei na USP, bacharelados, licenciaturas, especialização, mestrado, doutorado etc etc etc. E lá, independente do curso, tudo é hardcore, pois o nível - não do curso ou dos professores, mas dos alunos - é muito alto.

Gui disse...

@Antonio: Realmente impossível. Além disso, meu celular ficou fora de área :/. De forma alguma acho que só farmácia é pesado e difícil, vejo como o povo das engenharias também sofre, embora ainda ache que eles tem mais tempo que eu, as matérias são muito mais difíceis. Equações? Não, obrigado.

@Foxx: Juro que é cômico você me mandar fazer curso de humanas, porque né...Com o tempo que vocês tem, em geral, eu leria tudo que precisasse e mais um pouco. E ainda teria Cr acima de 9.

@Rafa: Total respeito. Ciências Sociais has my heart!

tulioma disse...

desculpa se meu curso tem media de 450 horas por periodo e se eu tenho o pior de cada curso: fisqui, organica de Farmacia, mecflu, resmat e termo das Engenharias e os inumeros calculos e físicas das Exatas... claro, sem falar das picas monstras do meu proprio curso. beijos

ah, se eu faço Calculo XXV e tenho 1 dia vago é porque certamente já perdi materia e minha grade ta toda travada!

Engenharia comanda. MUAH

Dêco disse...

Quem tem a sua dor é quem geme.
Minha irmã chega em casa frustrada, casnada, e recamando do pessoal de educação física só fica sentado no banco ou jogando boa, enquanto ea se mata de estudar.
Outro dia o pessoal de educação física foi para o Peourinho fazer pesquisa de campo - dançar e jogar capoeira.
Eu não tenho vida e tudo graças a medicina. Não tinha quando fazia enfermagem, e tinha quando fazia jornalismo.
SWe cuida e sobreviva nas férias.

Autor disse...

Gato,
Se forma e vai pro mercado de trabalho.
Ganha dinheiro.
Ae, talvez, essa discussão tenha algum propósito.

Lobo disse...

Eu penso da seguinte forma: Aqui temos dois pesos e duas medidas. Acho meio sem sentido sequer cogitar discutir que curso é mais leve, mais pesado, mais denso, ou whatever, quando cada curso demanda diferentes especificidades, tem diferentes objetivos, e tem diferentes tipos de cobrança. Tempo livre por semana também não me soa um parâmetro muito confiável de medida, embora eu adore ter um tempo livre hahaha

Um beijo Gui!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Piroca não é bobagem nenhuma ... rs

o resto sim! uma tremenda bobagem ... da próxima vez busquem unir as pirocas e vejam qual é a maior ...

bjux

;-)

Arsênico disse...

E Rádio e TV... pode ser considerada difícil ou pesada? Acho que não né? hahaha!!!

Confesso que sinto imensa falta da faculdade... quando me formei 1 ano atrás quase entrei em depressão! hahaha!!!

***

aBraços!


;-D

railer disse...

esse lance de carga horária e número de disciplinas depende de diversos fatores pra dizer se é fácil ou não. eu estudei numa federal, fazia muitas matérias, tinha carga horária alta e tinha aulas de manhã e de tarde e, às vezes, à noite também. a propósito, fiz computação.

Anônimo disse...

This info is invaluable. How can I find out more?

Feel free to surf to my blog post :: Sac Guess Pas Cher