quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Vitória de Ariadna

*pisadas rápidas no chão*

"Meu filho, o que é uma transex?"

Foi assim que eu fiquei sabendo da eliminação precoce da participante Ariadna, a primeira transexual da história do BBB. Fato que o público brasileiro, em geral, não sabe votar em reality show. Acho que a cultura das novelas do 'vilão' e do 'mocinho' atrapalha um pouco as sinapses na hora de votar, porque o critério pra qualquer reality deve ser muito simples: samambaias first. Aquela pessoa que não existe, que não contribui em nada pra casa, que não briga (sim, porque quem é fã de BBB e derivados gosta de ver a casa pegar fogo, quem não gosta?).

Certamente, Ariadna não se encaixa nesse perfil. A veia barraqueira estava lá, latente. Além, claro, da franqueza com a qual ela emitia suas opiniões. Nessa brincadeira, eu li vários artigos sobre o fato dela 'esconder' sua transsexualidade dos outros participantes.

Olha, acho que essa questão é muito mais simples do que parece. Ao contrário de diversos comentários que eu li, Ariadna é, por via das dúvidas, uma mulher. Não é um homem operado. Argumentos? 'Mas ela nunca poderá gerar um filho', qualquer mulher sujeita a uma histerectomia - retirada do útero, e dos ovários, eventualmente - também não pode. 

Entretanto, ninguém diz que uma mulher assim é um 'homem operado', até porque, as mulheres que retiram também os ovários caem no mesmo fato anatômico de Ariadna: não produzem nem os hormônios femininos, quem dirá filhos. A única diferença notável talvez seja a ausência (não posso nem confirmar isso porque não sei como é o processo de construção do canal vaginal de uma transsexual) de lubrificação vaginal, mas que duvido que a maior parte dos homens notaria.

Aliás, o ponto principal, quantos heteros notariam, se transassem com ela, que ela é um 'homem operado'? Fica a pergunta.


Além disso, acho que é uma hipocrisia absurda dizer que ela deveria contar. Porque, diga quem quiser que não, mas é óbvio que o tratamento masculino para com ela seria completamente diferenciado das outras mulheres. Também é importante parar pra pensar que, ao contrário de um travesti que não conta que é um travesti, uma transsexual não iria causar o 'espanto' de ter algo ali que não deveria estar ali. Não haveria constrangimento por parte de ninguém. A transsexualidade é uma característica dela e apenas dela e, desse modo, ela tem o DIREITO de não querer contar pra ninguém. Muitos disseram 'eu não trataria diferente', então pra que saber?

Saber se uma pessoa só come no McDonald's ou no Bob's faz diferença pra você? Pra mim, também não. É o mesmo com a transsexualidade.

Mas o principal: Ariadna levantou uma discussão NUNCA antes levantada pela Globo para o público brasileiro que não fica acordado até às 1h da manhã pra ver profissão repórter e ouvir "Tá pensando que travesti é bagoonça?". Quantas pessoas sabem diferença de um travesti para um transsexual? Meu irmão  estúpido até hoje se refere a ela como um 'traveco'. Além de uma concepção equivocada, é um termo um tanto quanto ofensivo.

Embora eliminada, tenho certeza que Ariadna foi a grande vencedora desse programa. Não ganhou os R$1,5 milhões, mas, certamente, ganhou o respeito e a admiração das pessoas que quiseram ver um pouco além da máscara que cada um de nós usamos todos os dias.

21 comentários:

Dêco disse...

Eu esperava uma manipulação, mas ela não veio e Ariadna saiu.
Mas acho que ninguém respeita tanto assim, tanto que a torcida vascaína quer expulsar o ex dela, e alguns ainda querem agredir, motivo que fez com que ele não aparecesse ontem para recebê-la.
Whatever! Como ela mesmo disse "Vou viver a minha vida e não me importa o que os outros pensam".
Beijos

Júlio César Vanelis disse...

Eu Achei que a postura dela lá dentro foi bastante correta, e concordo com tudo o que você disse. Essa informação é dela, compete a ela decidir quem vai saber ou não. E olha que eu não duvido nada de que se ela não contasse e não tivesse saido, ela acabaria tendo algum affair lá dentro, pisdentre as mulheres da casa, ela era um das poucas que se salvavam (viu como só tem gente estranha nesse BBB?) kkkk....

Beijão Gui... Até o próximo

Inah do Arte disse...

AMEI! digno comentario.

FOXX disse...

gostei do post, mto bem, o pior foi ver todos os gays no twitter falando que ela era travesti. é um absurdo! é mta falta de informação, se não burrice.

Caju disse...

Não tenho certeza de que conceito formei sobre a participação dela. Não vejo tanto mérito em uma transexual ir para o BBB. Que tal colocar uma transexual em uma novela de Manoel Carlos? O impacto seria outro.

Anônimo disse...

Concordo com você se ela é operada ou não isso é problema dela certo?

Antonio de Castro disse...

eu me decepcionei com a eliminação. não q eu torcesse pra ela, achei ela chata e burra, mas ela tinha uma história pra contar.

ela não é uma mulher. nem é um homem. e é justamente por isso q ela era interessante. minha mãe quis saber como era a operação. eu tb. é legal levantar essas discussões. é legal o grande público saber da existência de uma classe desconhecida muitas vezes até pelos próprios gays.

foi legal ver um dia ela dizendo que tinha um sonho e que realizou esse sonho e q quando se sentisse a vontade conversaria sobre isso.

ninguém se apresenta "prazer, meu nome é antonio, não fiz operação pra retirada de pênis". por que ela deveria fazer o contrário?

é uma parte importante da história dela, q ela deve contar pra quem ela tem intimidade ou pelo menos vontade.

não julgo ela por não ter contado e, sinceramente, espero q ela não tenha pensado na reação de ngm, q esse seja um problema dela.

só fiquei chateado pelo fato de ela ter sido eliminada tão cedo. talvez o público realmente tenha interesse, mas não tá preparado ainda.

apesar d tudo isso, voto contra a cota pra transsexuais, pelo amor de deus. já não basta a de negro e de gay... acho isso de uma discriminação sem tamanho.

Rapha disse...

Cara, eu votei na Ariadna para ela sair, não por ser transex nem nada desse tipo, mas porque eu vi que ela era uma das que arrumariam grande confusão na casa. E como da última vez eu dei uma chance pro Dourado esquentar o BBB e o filho da puta acabou ganhando, eu preferi votar contra ela antes que se repetisse a injustiça... Voto mal justificado, eu sei. Mas não sei exatamente como explicar...

Bjs

Uma Cara Comum disse...

Concordo com seu post. Não estou com saco pra ver esse BBB, mas seria uma boa se ela chegasse lá na frente... Bjs!

Anônimo disse...

Mas porque é que brasileiro tem essa mania imensa de se preocuupar com a vida sexual alheia. a deí que ela é transex? Bando de mentes atrasadas, aff...

Lobo disse...

Ari Who?

Ficar isolado do mundo uma semana dá nisso :p

Brinks.

Mas foi ela que saiu mesmo? Mas já? Caramba... mas enfim, a questão foi levantada. Achei estranho foi ninguém ter levantado a voz pra falar nada aqui em casa, onde todo mundo é fanático por BBB.

Autor disse...

Fato que brasileiro não sabe votar em reality.
E eu torci tanto por ela.
Whatever, vamos esperar.
Acho que os barracos hão de começar e é isso que adoro no BBB.
Tô com saudade de vc, sabia! Me falaram q nos vimos na Gambiarra, mas eu não lembro, rs...
Bjos

Anônimo disse...

é realmente um absurdo, mas por essas e outras percebemos como nossa sociedade não está preparada para aceitar determinadas coisas, como o pensamento do brasileiro é atrasado e isso preocupa. abss

Fred disse...

Muito bom teu enfoque... tb escrevi sobre isso.... Acho que ainda temos muito em que pensar... Hugzzzzz!

disse...

Aposto com você que ela preferia os R$ 1,5 milhão!

Anônimo disse...

Não sei se sou tão otimista quanto você sobre o fato de ela ser a grande ganhadora.

Mas ontem, no ônibus, escutei 2 caras (que os julgo héteros), discutiam o que era transsexualidade e a mulher do BBB. Achei legal.

Ps: não assisto ao BBB... acho pura perda de tempo (meu, no caso =D)

Xêro!

Fred disse...

Tá... mas agora vamos atualizar? Hehehehe!

BsVoxx disse...

Não assisti ao BBB, então, nem sei o que dizer da postura dela ... qto a transsexualidade, ainda há uma confusão geral ... entre os gays tb ... muitos travestis para fugir da discriminação se nomeiam Transex ... mas o legal é levantar a discussão ... se ela fosse encaminhada de forma menos esteriotipada seria o melhor ... tenhamos fé ...

O+* disse...

to fazendo tudo para não assistir nenhum dia deste BBB, porque este negocio vicia e agora eu já to viciada em joguinhos no celular

batchos

Paulo disse...

Realmente, ela pode não ter ganho o programa, mas só a visibilidade que deu à todos já valeu a pena!!

:D

railer disse...

belo texto, gui.
eu não vejo bbb, mas não tem como não ficar sabendo das notícias do que acontece lá. infelizmente a saída dela em primeiro soa como preconceito de uma sociedade que ainda tem muito que evoluir.